Com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural, produtivo e econômico de Pernambuco, um investimento de R$ 2,9 milhões será aplicado em um projeto conjunto entre a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e o Sebrae/PE. A iniciativa, lançada nesta quinta-feira (10), vai reconhecer 13 novas Indicações Geográficas (IGs) para o estado.
O foco do projeto é identificar, estruturar e solicitar o registro das IGs junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), ampliando o reconhecimento de produtos genuinamente pernambucanos.
Do bolo de rolo à renda renascença: tradição e identidade em destaque
Entre os produtos selecionados para estudo estão verdadeiros símbolos da identidade regional, como:
A iniciativa prevê ainda a criação de signos distintivos e cadernos técnicos para cada IG, além da formalização das entidades representativas de cada território produtor.
Etapas do projeto: da pesquisa ao registro no INPI
O cronograma de execução será dividido em quatro etapas principais, com previsão de conclusão até 2026:
Na fase de estruturação, serão realizadas ações de sensibilização dos produtores locais, levantamento histórico-cultural, delimitação da área geográfica e definição dos critérios de produção.
Mais confiança para o consumidor e mais valor para o produtor
Segundo Roberta Andrade, analista do Sebrae/PE e gestora do projeto, a Indicação Geográfica (IG) é um instrumento de diferenciação que amplia a confiança do consumidor e valoriza os territórios produtores.
“Além de preservar os modos de fazer e fortalecer a identidade local, o reconhecimento como IG promove a melhoria contínua dos produtos e atrai novos investimentos”, destaca Roberta.
Ela também aponta o potencial turístico como desdobramento futuro: roteiros de experiência que permitam ao visitante vivenciar a história, cultura e produção artesanal desses produtos.
Pernambuco quer liderar o avanço das IGs no Brasil
Atualmente, o estado possui apenas três IGs registradas:
Em comparação com a Europa, onde existem mais de 3 mil produtos com IG, o Brasil ainda está no início dessa jornada, com 131 IGs até agora — muitas delas nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
Declarações de liderança: Sebrae e Adepe reforçam compromisso com o território
Para Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE, o projeto representa um salto estratégico na valorização do regionalismo e na competitividade de pequenos negócios.
“O reconhecimento das Indicações Geográficas protege o conhecimento tradicional ao mesmo tempo em que agrega valor aos produtos e serviços locais”, enfatiza.
Já o presidente da Adepe, André Teixeira Filho, enxerga a iniciativa como uma alavanca para os arranjos produtivos locais:
“É missão da Adepe fomentar o desenvolvimento em todos os 184 municípios. Este projeto destaca os produtos mais relevantes e mostra o valor do que é produzido em Pernambuco. O crescimento do PIB do estado reforça a importância de ações como essa.”