O Santa Cruz está próximo de um marco importante em sua história: a transição para Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A informação foi confirmada neste domingo (16) por Márcio Cadar, um dos principais investidores do grupo que negocia a transformação da gestão coral. Em postagem na rede social X (antigo Twitter), Cadar comentou sobre o atual momento do clube e afirmou que o processo está em sua reta final.
“Esta semana que entra é a reta final e faltam poucos detalhes para avançarmos com um desfecho satisfatório para todos. Em breve vocês terão todas as informações e os próximos passos a serem seguidos”, afirmou o investidor ao ser questionado por torcedores.
Momento de reconstrução
A declaração veio logo após a eliminação do Santa Cruz nas semifinais do Campeonato Pernambucano 2025, após duas derrotas para o Sport. Apesar do revés, Cadar ressaltou que a equipe alcançou objetivos importantes nesta temporada.
“O caminho de resgate do clube é difícil, mas não haverá mágica. O Santa Cruz alcançou seus objetivos no Estadual: temos vaga garantida na Copa do Brasil e calendário completo em 2026”, publicou.
O investidor ainda elogiou a atual gestão tricolor: “Mérito do presidente Bruno (Rodrigues) e de toda a equipe, que pegaram um clube sem calendário, com salários atrasados, e em pouco tempo de gestão viraram o jogo”.
Reforços e planejamento para a Série D
Com a eliminação no Estadual, o Santa Cruz volta agora as atenções para sua prioridade em 2025: o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. O clube terá cerca de um mês até a estreia na Série D, marcada para o fim de semana de 12 e 13 de abril, fora de casa, contra o Treze, na Paraíba.
Até lá, é esperado um período de ajustes no elenco, com movimentações de entradas e saídas de jogadores no Arruda. O técnico Itamar Schülle, que permanece no comando da equipe até o final da temporada, confirmou que já começou a tratar do planejamento junto à SAF.
“Cadar estava no vestiário hoje e já disse que vamos conversar. Precisamos definir pontos importantes e alinhar as ideias. O foco agora é a Série C, e para isso, precisamos de um elenco competitivo”, disse Schülle na entrevista coletiva após o clássico contra o Sport.
Grupo da Série D
O Santa Cruz está no Grupo A3 da Série D, ao lado de:
O Tricolor do Arruda buscará uma das quatro vagas do grupo para a próxima fase, de olho no acesso e na tão esperada retomada do clube às divisões superiores do futebol nacional.
Expectativa da torcida
A transição para SAF tem gerado expectativa e questionamentos na torcida coral, que anseia por uma estrutura mais sólida e investimentos que tragam estabilidade e competitividade. Mesmo com alguns aportes pontuais já realizados pelo grupo da SAF, a oficialização da mudança promete ser um divisor de águas para o futuro do Santa Cruz.
Agora, os tricolores aguardam os anúncios oficiais sobre o processo de SAF e as contratações para a Série D, sonhando com um 2025 de reestruturação dentro e fora de campo.