Cinco suspeitos de participação no assassinato do torcedor Lucas Vinícius Gomes de Almeida Santos, de 28 anos, foram presos durante a Operação Rebote, conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco. O crime ocorreu em setembro deste ano, após uma partida entre Sport e Goiás, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, próximo à sede de uma torcida organizada do Santa Cruz, no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife.
Além das prisões, a operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão domiciliar e um mandado de internação provisória contra um menor de idade.
O caso: espancamento fatal após jogo
Lucas Vinícius foi brutalmente agredido em uma briga envolvendo torcidas organizadas. O episódio aconteceu em 19 de setembro, logo após o jogo entre Sport e Goiás, realizado na Arena de Pernambuco. Ele foi encontrado desacordado e gravemente ferido no chão, próximo à sede de uma uniformizada do Santa Cruz.
De acordo com as investigações, os agressores utilizaram pedras e estilhaços de vidro durante o ataque. Lucas foi socorrido e encaminhado ao Hospital da Restauração, mas não resistiu aos ferimentos, falecendo no dia seguinte.
Investigações e prisões
A Polícia Civil informou que as investigações começaram logo após o crime, em setembro, e foram direcionadas ao combate de associações criminosas ligadas a torcidas organizadas, responsáveis por tumultos, corrupção de menores e, neste caso, homicídio.
Na noite do crime, seis suspeitos chegaram a ser detidos pela polícia em um restaurante, onde estavam trocando de roupa para se descaracterizar. No veículo de um dos detidos, os policiais encontraram uma faca tipo peixeira e camisas de uma torcida organizada.
Apesar da detenção inicial, apenas agora foi possível concluir os indiciamentos e realizar as prisões.
Operação Rebote
Com o avanço das investigações, a Operação Rebote foi deflagrada, resultando nas cinco prisões, além de apreensões de objetos e o cumprimento de um mandado contra um menor.
A polícia ressaltou, em nota, que o trabalho de investigação continua, e que novos desdobramentos e informações serão divulgados posteriormente.
Combate à violência entre torcidas
Casos de violência envolvendo torcidas organizadas têm sido um problema recorrente em eventos esportivos. A Polícia Civil reforça a importância de denúncias anônimas e de colaboração da sociedade para combater essas práticas.
Denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia no número (81) 3421-9595, com garantia de sigilo.
O caso de Lucas Vinícius é mais um exemplo trágico da necessidade de ações enérgicas para prevenir a violência no esporte e proteger os torcedores.