O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decretou a prisão preventiva de 13 pessoas envolvidas nos episódios de violência registrados no Recife no último sábado (1º), antes do Clássico das Multidões entre Santa Cruz e Sport.
Os detidos passaram por audiências de custódia em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. No entanto, o Poder Judiciário não divulgou os nomes dos presos. As prisões foram solicitadas pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Governadora Raquel Lyra Comenta as Prisões
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se pronunciou sobre a decisão da Justiça, classificando-a como um avanço no combate à violência no estado.
"O Judiciário acatou os pedidos do MPPE de prisão preventiva dos indivíduos detidos na barbárie que vimos nas ruas do Recife. Um passo importante, mas apenas o início. Vamos trabalhar para garantir que outros envolvidos sejam identificados e punidos com o rigor da lei", declarou.
Prisões e Medidas de Segurança no Dia do Jogo
Logo após os episódios de violência, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) anunciou a prisão de 20 pessoas.
Antes da partida, cerca de 650 torcedores foram conduzidos ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), passaram por revista rigorosa e foram monitorados até o estádio do Arruda, para evitar novos confrontos.
A medida faz parte da estratégia de endurecimento da fiscalização em eventos esportivos, após os registros de violência que levaram o Governo de Pernambuco a proibir torcedores nos próximos jogos de Santa Cruz e Sport na temporada de 2025.
O caso segue sob investigação, e novas prisões podem ocorrer nos próximos dias.