Em novembro, a Escola Municipal Joaquim Francisco da Costa, localizada na zona rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi contemplada com diversas melhorias que visam transformar a infraestrutura educacional da instituição. A iniciativa foi realizada por meio do projeto Escola Transforma, uma parceria entre o Instituto Cuidare e a Nutrien Soluções Agrícolas.
O projeto tem como objetivo oferecer uma infraestrutura de qualidade para escolas situadas em áreas rurais, quilombolas e indígenas, focando na promoção de um ambiente mais acessível e adequado ao aprendizado das crianças e adolescentes.
Benefícios para a Comunidade Escolar
Com a implementação das melhorias, 290 jovens foram beneficiados com a criação de novos espaços e a instalação de equipamentos educativos. Entre as novidades, destaca-se a inauguração de uma sala de leitura, equipada com um acervo de 400 livros, mesas para computadores e um novo parque.
Essas inovações oferecem aos alunos entre 4 e 14 anos, que frequentam do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental I e II, maior acesso à leitura, ao brincar e à sustentabilidade. A iniciativa também prioriza a inclusão digital, um fator essencial no cenário atual de ensino, onde o acesso à internet é limitado em diversas regiões do Brasil.
A Importância da Educação Rural
O projeto Escola Transforma é uma resposta a desafios enfrentados por escolas localizadas em áreas rurais, onde a falta de infraestrutura é uma realidade constante. Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare, reforça a importância de fortalecer as escolas públicas, especialmente as rurais, como fundamento para o futuro das novas gerações.
"Essas escolas, que são a única opção de educação em diversas regiões, precisam de atenção especial. O projeto envolve o poder público, empresas privadas e a sociedade para construir um caminho mais sustentável para o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes", declarou Kátia.
A realidade das escolas rurais é marcada pela elevada taxa de analfabetismo e a frequência de estudantes fora da faixa etária convencional. O projeto busca, portanto, garantir acesso a uma educação de qualidade, que se reflita na formação de cidadãos conscientes e críticos.
Depoimentos da Comunidade Escolar
Geide Midiã Dias Borges Rocha, diretora da Escola Municipal Joaquim Francisco da Costa, expressou sua confiança de que as melhorias terão um impacto positivo nas atividades pedagógicas da escola.
"A iniciativa vai modernizar o sistema de comunicação da escola e proporcionar bons equipamentos, permitindo que possamos acompanhar o desenvolvimento dos nossos estudantes de forma mais eficaz. Esses benefícios oferecem novas realidades e experiências que facilitarão o processo de ensino-aprendizagem", afirmou Geide.
O Impacto no Ensino Local
Com a chegada do projeto Escola Transforma, a Escola Municipal Joaquim Francisco da Costa não apenas ganhou novos espaços físicos, mas também se alinhou a um modelo educacional mais inovador e acessível, que coloca a leitura, o brincar e a sustentabilidade como pilares do processo de ensino.
O direito ao brincar e o acesso a materiais educativos e tecnologia são vitais para garantir que as crianças e adolescentes da zona rural de Petrolina possam competir de forma igualitária com seus colegas de áreas urbanas. A renovação desses espaços traz um futuro mais promissor para a educação no interior de Pernambuco, criando novas possibilidades de desenvolvimento social e intelectual para as futuras gerações.
Com iniciativas como o Escola Transforma, escolas rurais de Pernambuco estão tendo a oportunidade de superar antigos desafios e proporcionar aos alunos as ferramentas necessárias para um futuro melhor, mais integrado com o contexto contemporâneo da educação.